A passagem onde as Escrituras falam de Jairo e de sua filha, está relatada nos livros de Mateus, (9:18-26) Marcos (5:21-43) e Lucas (8:40-56).
Está no mesmo trecho que fala da mulher que tinha um fluxo de sangue por 12 anos consecutivos.
Jesus se dirigia para a casa de Jairo, - após seu pedido desesperado pela vida de sua filha,- quando essa mulher tocou Suas vestes .
A história dela e sua cura é bastante conhecida e já meditamos nela.
Vamos,então direcionar nossos olhos espirituais para Jairo e seu clamor!
"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo,
e, vendo-O, prostrou-se aos Seus pése rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda;
rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.
Marcos 5:22,23
Quem era Jairo
Jairo é é citado na Bíblia como “um dos principais da sinagoga”.
Era chefe de uma sinagoga e o ancião encarregado das reuniões políticas,e da manutenção do local onde elas ocorriam.Presidia também os outros anciãos da sinagoga.
E Era rico e de excelente reputação.
Portanto,não foi fácil para ele pedir publicamente que Jesus o ajudasse,pois os lideres religiosos não gostavam de Jesus e os da sinagoga O odiavam.
Mas ele foi.De modo humilde,prostou-se diante Dele,e suplicou com fé,pela vida de sua filha.
Ele não permitiu que a opinião - nem o julgamento futuro - o impedisse de clamar a Jesus para que salvasse sua filha!...
A filha de Jairo
Era uma menina de 12 anos,- e na cultura da época uma menina dessa idade já estava na maioridade e pronta para se casar- e com certeza muitos planos e sonhos havia em seus pensamentos e de sua família.
MEDITANDO NA PALAVRA
1) Quando Jairo foi avisado por seus funcionários que sua filha já morrera, e que parasse de incomodar “ao Mestre”,Jesus Cristo,ao ouvir isso falou : “Não temas,crê somente!”
Por que?
Primeiramente estava encorajando a fé desse pai! Estava dizendo a Jairo de maneira evidente que Jairo não poderia oscilar entre 2 sentimentos em seu coração.
Ou ele exerceria sua fé crendo ou aceitaria o medo,temendo sempre,inseguro!
2) E DEPOIS: Ao chegar ao local,na casa de Jairo,Jesus expulsou as carpideiras e todos aqueles que riram quando Ele falou que a jovem dormia,e não estava morta.
Para Cristo a morte sempre foi tratada,e ainda o é, como um sono.Para Ele ressuucitar alguém tem a mesma facilidade de acordarquem dorme!...
Os que não o conhecem não consegue entender isso.
Mas Ele expulsou aquela pessoas,principalmente porque estava mostrando a Jairo que aqueles que zombavam de sua fé e esperança,não poderiam estar juntos,desencorajando -o a crer na concretização do milagre.
Alguma semelhança com os dias atuais?...