terça-feira, 5 de novembro de 2024



OS RECABITAS

Jonadabe (em hebraico: Yônādāb)
ou Jeonadabe (em hebraico: Yehônādāb, que significa "Javé está disposto" ou "nobre" ou "generoso") foi um hebreu, filho de Recabe.
Os recabitas (Jeremias capitulo 35) eram descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, o queneu, - o qual viveu por volta do Século IX a.C. - e ensinou seus parentes a se abster de vinho, bem como não edificar casas ou praticar a agricultura.

Jonadabe identificou-se igualmente com aquele que zelava pelos ensinamentos do Senhor - o rei Jeú em 2 Reis:10:15 - e por fazer cumprir as palavras proféticas contra a casa de Acabe.
Era profundamente respeitado pelo seu rigor de vida e caráter.
E foi, o fundador de uma comunidade, os RECABITAS.

Os recabitas constituíam uma comunidade ascética de israelitas (isolamento e meditação para atingir perfeição moral e espiritual.) - e contemporâneos do profeta Jeremias no Antigo Testamento.
Assim, eram uma família israelita que vivia de forma nômade, seguindo as recomendações que seu patriarca JONADABE estabelecera. há mais de 200 anos:
1) não bebessem nenhum tipo de vinho,
2) não habitassem em casa permanente dentro das cidades,e sim,em tendas
3) não cultivassem a terra,sobrevivendo do gado.

Isso lhes proporcionaria uma vida mais simples,ficando mais distantes,dos cananeus,evitando também a apostasia dos israelitas.
Preservar-se-iam da imoralidade e a idolatria do culto a Baal,que envolvia embriaguês e orgia.

OS RECABITAS E JUDÁ
Em Jeremias 35 as Escrituras nos contam que a palavra do Senhor veio a Jeremias,nos dias de Jeoaquim,rei de Judá,dizendo que fosse a casa dos recabitas e os levasse a Casa do Senhor,em uma câmara específica e lhes oferecesse vinho.
(Jeremias 35:1-5)
Parece curioso a princípio mas Deus queria fazer uma prova com os recabitas,a fim de por em destaque a fidelidade e obediência deles a Jonadabe,em comparação com infidelidade do povo de Judá ao seu Deus.
Eles, os recabitas,permaceram fiéis aos princípios estabelecidos por seu antepassado e às próprias convicções.
NÃO ACEITARAM O VINHO,recusando,veementemente!...
Grande diferença,não é?...

CONCLUINDO E MEDITANDO:
A determinação de afastar-se do mal e de tudo que contraria os ensinamentos do SENHOR deve estar presente em nossa vida cristã!
Em primeiro lugar conhecer as Escrituras para que ninguém nos engane,e seguir de modo fiel,vigiando sempre a nós e nossas atitudes.
Nem é preciso dizer que ensinar aos nossos filhos tudo que vá fortificá-los,dentro da Palavra,a permanecer fiiéis,é dever dos pais cristãos.
Em tempo,os recabitas,pelo seu comportamente leal,receberam bençãos!...

Confie,de igual modo há bênção para o discípulo cristão que aprende a honrar e que é fiel em guardar os ensinamentos que recebe.
Oremos para que o Senhor nos dê a capacidade de nos manter fiel em todos os momentos. 
Que o Senhor nos dê,além disso, a excelência para implementar em nosso filhos e suas gerações, a fidelidade ao SENHOR,nosso Deus,em Cristo Jesus,seguindo o exemplo dos recabitas.






P.S:

1) A tribo queneu era descendente de Hoabe,sogro de Moisés.(Juízes1:16)

2) A obediência dos recabitas é citada a Judá, como exemplo de lealdade e submissão.
Por conta dessa obediência dos descendentes de Recabe,o Senhor decretou uma bênção para sua linhagem: 
"Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 
Vocês têm obedecido àquilo que o seu antepassado, Jonadabe, ordenou; 
têm cumprido todas as suas instruções e têm feito tudo o que ele ordenou. 

Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descendente homem para me servir."
                                Jeremias 35:18,19












Nenhum comentário:

Postar um comentário