Ebede-Meleque cujo nome significa "servo do rei" é um dos indivíduos menos citado na história bíblica, e está registrado sua importante participação no livro de Jeremias . Este eunuco etíope serviu na corte do rei Zedequias de Judá, durante o cerco babilônico de Jerusalém em 586 a.C.
Um estranho tanto em etnia quanto em status...
Além disso, sua designação como eunuco sugere que ele ocupava uma posição confiável, mas limitada, na casa real.
O rei Zedequias, o último rei de Judá, reinou de 597 a 586 a.C. Seu reinado foi marcado pela rebelião contra o governo babilônico, que acabou levando ao cerco e destruição de Jerusalém.
A corte de Zedequias se revelou ser um centro de conspirações contra a Babilônia.E o rei por muitas vezes se mostrou fraco e indeciso!
O profeta Jeremias serviu como porta-voz de Deus entregando mensagens de julgamento iminente, devido a insubmissão ao SENHOR e idolatria de Judá
(Jeremias 25:8-11)
BREVE RELATO:
Depois que Jeremias profetizou a queda de Jerusalém através dos babilônios, os oficiais da cidade, procuraram silenciá-lo.
Eles,os oficiais, persuadiram o rei Zedequias,que tal profecia desencorajava o povo de lutar, incentivando-os a fugir desautorizando-os
Solicitaram ao rei, que os permitisse matá-lo (Jeremias 38:4).E o rei consentiu,entregando-o nas suas mãos!
Ebede-Meleque,ouviu em algum momento que iriam jogar Jeremias numa cisterna seca (calabouço) mas repleta de lama,onde certamente morreria afundado na lama.
Não teve dúvidas,e dirigiu-se ao rei, - que permitira que tais homens fizessem conforme lhes fosse mais conveniente sem se interar como seria - e intercedeu pela vida do profeta.(Jeremias 38:7-13)
O rei foi persuadido,então,e permitiu que Ebede-Meleque com trinta homens e com cordas o retirasse da cisterna e o trouxesse à sua presença.
A conversa que Jeremias teve com o rei foi muito importante para as consequencias que adviriam,mas paro por aqui!...
Fica entretanto o registro mais adiante - Jeremias 39:16,17 - que o SENHOR recompensou a Ebede-Meleque pela sua compaixão,coragem e amor ao próximo...
Grande exemplo para nós cristãos,não é?...
Nenhum comentário:
Postar um comentário