segunda-feira, 18 de março de 2024






Nosso Senhor é triúno!....

Como assim?... As Escrituras nos ensinam que há um único Deus e só a Ele devemos amar,não é?...
As vezes,para alguns cristãos esse termo pode ser confuso,e criar alguma dúvida!
Entretanto,embora a palavra Trindade não seja encontrada na Bíblia, esse conceito está claramente ímplicito nas Escrituras.

O termo Triunidade ou Trindade é usado para expressar que Deus é três Pessoas
- Pai YHWH, Filho JESUS CRISTO e Espírito ESPIRITO SANTO - dentro da Unidade do seu Ser.
.- Em João 14:8-18 CRISTO, em resposta a Filipe - que lhe pede que mostre "o Pai" - fala claramente sobre esse assunto.

- Mateus, 28:19 nos conta,sobre isso também
" Portanto,ide,ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"

-João 1;1 e João 1:33 essa triunidade também é citada.

- Em II Coríntios 13:13 (Biblia ARC) e 13:14 (Biblia ACF) Paulo reafirma ao encerrar a epístola:
" A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém! "

Na Bíblia há várias passagens que revelam a natureza divina da Trindade,e até a personalidade de cada uma das três pessoas divinas.
No Novo Testamento existe profunda proximidade e ligação entre o Pai, o Filho e o Espírito.
Percebemos por inúmeras vezes, nas passagens do Novo testamento uma interligação Deles sendo assim como uma parte inteira de um todo maior.
Vemos que a totalidade do Poder redentor de Deus somente poderia ser expressa por meio dessas três "pessoas"numa só!...

O PAI é o criador, o governador, o protetor e o preservador do mundo.
O FILHO é o juiz, o reconciliador e o salvador dos seres humanos.
O ESPÍRITO SANTO é o Deus que atua para renovar e transformar os corações

Tudo isso num só Ser...Nosso Deus...Nosso SENHOR!

A palavra Trindade, tem sua raíz etimológica no termo latino trinĭtas, "tríade", de trinus "tripla"
Esse tema - a Trindade ou seja a triunidade de Deus - foi muito debatido ao longo dos primeiros séculos do cristianismo.
Vamos mencionar uma breve "pincelada" sobre a criação e introdução da doutrina da Trindadeno cristianismo, pois o tema é complexo,longo...

O primeiro uso da palavra “trindade” em sua forma grega ‘trinas’ foi de autoria de Teófilo, 6ºbispo de Antioquia da Síria, no 8º ano do reinado de Marco Aurélio

Tertuliano (160-220 d.C.)Educado em Roma e presbítero em Cártago,
foi o primeiro a usar a palavra latina “trinitas”.

O Concílio da Nicéia em 325 d.C solicitado pelo imperador Constantino, instituiu a Trindade como doutrina oficial da igreja.
Realizado em 325, foi o primeiro dos concílios a ter lugar em Niceia (atual Iznik,na Turquia), na Ásia Menor e contou com a participação de bispos católicos romanos, católicos ortodoxos e da Igreja Assíria do Oriente.









P.S
Há críticas à doutrina da Trindade, também chamadas de antitrinitarismo,  que são formuladas por várias denominações cristãs  e religiões monoteistas.
Entre as denominações de igrejas cristãs não trinitárias, incluem-se o unicismo ou sabelianismo, o unitarismo bíblico, e o unitarismo universalista, também alguns grupos dos Adventistas, a Igreja de Deus do Sétimo Dia, além de vários movimentos que não se consideram protestantes mas que se originaram de tais grupos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário