sexta-feira, 3 de maio de 2024

 



CIRO, O UNGIDO


Essa passagem em Isaías 45 nos fala de Ciro ,rei da Pérsia.
Quem foi o rei Ciro?...ele era servo de Deus?...

Ciro ,o Grande foi um importante rei da Pérsia,que conquistou a Babilônia,
(539 a.C) onde os hebreus estavam já cativos desde a conquista e tomada de Israel pelo rei Nabucodonosor da Babilônia (587 a.C)

Ele era servo de Deus?...Nos versículos 4,5,6 de Isáias 45,a Biblia diz que NÃO!...

"Por amor de meu servo Jacó e de Israel, Meu eleito,
Eu a ti te chamarei pelo teu nome;
pus-te o teu sobrenome, ainda que não Me conhecesses.

Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de Mim, não há deus;
Eu te cingirei, ainda que tu Me não conheças."

Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que
fora de Mim não há outro;
Eu sou o Senhor, e não há outro."


Por que Ciro é chamado "Ungido de Deus"?...
Porque foi usado por Deus para libertar o povo de Israel do cativeiro da Babilonia.
Permitiu,além da reedificação da cidade e do templo, que tudo que viera do Templo como despojo, fosse levado de volta.
Assim o Senhor o fez para que Sua promessa e propósitos pudessem ser cumpridos ao pé da letra. através do nascimento e da vida desse rei,Ciro II.
A Bíblia enfatiza que a atitude de Ciro se deu em cumprimento das profecias bíblicas. Inclusive o livro de Esdras registra que foi o Senhor quem despertou o espírito de Ciro para que ele fizesse tais coisas (Esdras 1:1).

GRANDE ENSINAMENTO:

O SENHOR usa quem quer para cumprir Suas promessas ao Seu Povo!
Ciro foi um instrumento do SENHOR.
E até hoje (Sim,nada mudou porque Ele é Eterno! ) nos mostra que Ele,em Cristo Jesus é único e poderoso.
Ele é Bondoso.Fiel e Justo.



P.S

Isaías  fez essa profecia 150 anos antes do nascimento de Ciro!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário