sábado, 24 de agosto de 2024

 





"E fez o que era reto aos olhos do Senhor;

e andou em todo o caminho de Davi, seu pai,
e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda."

2 Reis 22:2



O REI JOSIAS
- Uma grande lição! -
Josias foi o último rei justo de Judá, antes do exílio na Babilônia.
Ele se dedicou a servir a Deus e tentou eliminar a idolatria de seu reino.
Nunca houve um rei como ele que se voltasse para o Senhor de todo o coração
Expurgou o país de todas as falsas divindades ali colocadas por seus ancestrais.
E ao saber que o livro da Lei havia sido encontrado dentro do Templo,- o qual mandara reparar,com dedicação e fidelidade a Deus - iniciou em seu reino a maior e mais impactante renovação espiritual vista entre todas as tribos de Israel.
Infelizmente suas reformas religiosas não tiveram um impacto duradouro.
(Jeremias 2:6 e 2:11)

OS ATOS DO SEU REINADO QUE AGRADARAM AO SENHOR
Josias foi consegrado rei de Judá aos 08 anos.
No 18º ano de seu reinado,( com 26 anos) deu ordem para que a Casa do Senhor sofresse reparos,melhorias,com o dinheiro que recebera do povo.(2 Reis 22: 3-7)
Durante esses reparos o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei, - que fora dado "pelas mãos de Moisés" (2 Cronicas 34:14) - e o escrivão Safã o entregou ao Rei.
A partir daí uma série de atitudes desse rei provocou no povo um fervoroso avivamento e cumprimento das leis divinas contidas nesse livro,restaurando a aliança com Deus. (Leia 2 Cronicas capítulo 34)
E,além disso, ele expurgou as imundícies idolátricas de todas as cidades de Judá,destruindo altares a outros deuses,expurgando sacerdotes da idolatria,prostitutas cultuais,a limpeza de idolos dentro da Casa de Deus.
(Leia 2 reis 23 )
A MORTE DE JOSIAS
ACONTECEU POR IGNORAR A VONTADE E PRÓPOSITO DE DEUS,
QUE VEIO PELA BOCA DO REI NECO,DO EGITO,que, por determinação do Senhor estava em campanha militar contra a Babilônia,potência militar emergente.
O rei Josias,ensoberbou-se,e não deu ouvidos as palavras de Neco,e essa falha,essa "não vigia",a essa presunção,custou-lhe a vida!...
De forma imprudente e insensata, o rei Josias considerou as manobras do rei do Egito como representando ameaças ao seu reino, e inconsequentemente lhe fez oposição e acabou sendo morto
Leia 2 Crõnicas 35:20-27
ENSINAMENTO:
Josias se esforçou para cumprir a vontade de Deus em sua vida.
Entretanto em sua ação contra o rei Neco,faraó do Egito, ao contrário, ele agiu de maneira diferente, entrando em batalha contra a vontade de Deus.

Devemos estar atento sempre aos propósitos do Senhor
vigiando,orando e pedindo orientação ao Espírito Santo.
Agir por nossa conta,sem buscar antes a face do Senhor,em Jesus Cristo e pelo Espírito Santo,em oração e humildade,poderá nos trazer sérias consequências.!...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário